Carta ao leitor

A partir dos textos lidos e discutidos em sala de aula da Revista Veja, de 18 de março de 2009 – Carta ao Leitor "O drama e o dogma", Entrevista com Dom José Cardoso Sobrinho e o artigo Especial "Silêncio Rasgado" -, escreva texto de um parágrafo que poderia ser publicado na sessão Leitor da revista. Lembre-se, você deverá usar a norma culta da língua portuguesa para expressar a sua opinião.

Comentários

  1. A vida dessa garota de apenas 9 anos e de outras crianças estão sendo estragadas por pessoas inúteis incompetente e irresponsáveis que praticam tais atos como abuso sexual.Como o que aconteceu com essa garota de apenas 9 anos que foi abusada sexualmente pelo padrasto e acabou engravidando.Sua família tinha dois meios para resolver essa situação:
    O aborto, ou a continuação desta arriscada gravidez. O aborto foi o escolhido,concordo, pois teria que deixar esta criança continuar vivendo apesar de tanto sofrimento.Revoltei-me com a atitude tomada pelo bispo, ele se importou mais com as normas da sua igreja católica do que com o sofrimento da criança.

    ResponderExcluir
  2. Lucas Alexandre Alencar de Sá11 de abril de 2009 às 09:42

    No meu ponto de vista se essa criança não tivesse abortado a vida dela estaria acabada de duas formas, se ela sobrevivesse iria ter que trabalhar e cuidar de dois filhos sem poder aproveitar sua infância que de certa maneira já foi retirada pelo seu padrasto ou até a morte, pois uma menina de nove anos não tem condições físicas e nem psicológicas para fazer um parto de gêmeos. Já em relação ao bispo eu tenho certeza que ele não pensou antes de “agir”, pois antes dele excomungar as pessoas envolvidas no caso exceto os principais envolvidos ele deveria ver quais eram as condições da menina não só financeiras, mas física e psicológica. Também ele chegou a ser irônico, pois citou na entrevista que ele queria batizar essas crianças, mas quando se falava em ajuda ele era o primeiro a desviar o assunto, ele falava que isso era de interesse do bispo da cidade da menina. Eu sou totalmente contra essa excomunhão, pois ele agiu conforme as leis estipuladas pela igreja que é o seu dever, mas ele poderia ter pensando outra maneira para resolver esse caso e não ser tão radical.

    ResponderExcluir
  3. Lidiane dos Santos Pereira11 de abril de 2009 às 10:56

    Lidiane dos Santos Pereira
    O aborto da menina de 9 anos grávida de gêmeos foi mais do que correto, além de arriscar a vida dela e das crianças iria prejudicar toda sua infância, o que traria trauma para toda sua vida. A atitude da igreja católica do arcebispo de Recife em especial em escomungar a menina pelo aborto e não ao padrasto da menina pelo abuso sexual, foi muito precipitada e impensada, pois a criança de 9 anos não teve culpa alguma além de ser abusada e engravidar sem se quer ter noção do que estava acontecendo, o padrasto não levou (pela igreja católica) culpa alguma.

    ResponderExcluir
  4. Edilaine da Silva Paixão11 de abril de 2009 às 11:21

    O drama dessa menina de nove anos que sofreu abuso sexual pelo padrasto e acabou engravidando e que se está garota não tivesse abortado de qualquer maneira a vida dela acabaria de duas formas sendo que ela teria que trabalhar para sustentar seus filhos perdendo a sua infância que o próprio padrasto retirou ou até mesmo acontecendo à devida morte, entretanto está garota de nove anos era de certa maneira inocente, pois não sabia o que o padrasto fazia com ela e nem na hora do aborto ela estava ciente daquilo. Em relação ao bispo ele agiu errado, pois em vez de excomungar as pessoas envolvidas no caso ele deveria punir o padrasto, pois se não fosse por ele esse caso não teria acontecido. Ele também não buscou nenhuma informação sobre a garota não sabia o seu nome não sabia se tinha condições para fazer o parto e nem a sua classe social pois se a menina não conseguia se cuidar ainda logo ela não poderia cuidar de três crianças ela e seus filhos.

    ResponderExcluir
  5. No meu ver, esse assunto da pedofilia deveria ser tratado com mais seriedade, com punições mais pesadas para os criminosos, pois a pedofilia é um crime bárbaro contra crianças e adolescentes, é um crime pior que o assassinato.
    Eu discordo totalmente com o bispo, pois quem ele deveria ter excomungado, ele não excomungou, que foi o padrasto da menina que além de abusar dela engravidou-a.
    Além do que não teria como, uma menina de nove anos, colocar duas crianças no mundo.
    E muito menos criá-las, ela não iria suportar na hora do parto, iria morrer não só ela mais também as crianças.
    Graças a Deus a mãe da menina permitiu o aborto. Eu acho também que a resposta dada pelo bispo não justificou o motivo da excomunhão das pessoas participantes do aborto da menina de nove anos.

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula de Oliveira
    No meu ponto de vista, o que aconteceu com essa criança e um absurdo, por que ela tinha apenas 9 anos de idade, foi abusada sexualmente pelo seu padrasto e ainda fico grávida de gêmeos.Acho também que a atitude do bispo foi absolutamente absurda pois em nenhum momento ele se preocupo com a vida da menina, ele não enxergava o quanto aquela menina iria sofrer se continuasse grávida e também não penso o quanto ela já sofreu todos esses anos convivendo com seu padrasto.
    Mas o que mi comove mais ainda e saber que na maioria dos casos de abuso, são praticados por parentes,e saber também que essas pessoas pode ser liberta da cadeia por muito pouco tempo.

    ResponderExcluir
  7. ionara araujo santos12 de abril de 2009 às 12:30

    Ionara Araújo Santos
    A reação do bispo é muito desagradável ,pois punir contra o aborto é uma forma lógica,porque até mesmo abortar é impedir que um ser venha ao mundo,mas na forma de deixar uma criança de nove anos perder sua infância e até mesmo arriscar sua própria vida é terrível.Assim como aqueles que ajudaram aquela garota a ter um pouco da sua infância de volta não deveria ser excomungado ; foi caso do medico que também era católico mas ajudou a menina fazendo o seu abortou ou seja ajudou a menina fazendo com que ela retomasse sua infância.Errado considero o pai da garota de nove anos que achou certo a decisão do bispo, esse sim além do padrasto também deveria ser punido.

    ResponderExcluir
  8. O caso da menina molestada pelo padrasto relata uma situação muito constrangedora entre a sociedade brasileira. O obvio é que uma garota com aproximadamente 10 anos de idade não tem capacidade de sustentar duas recém-nascidas, e não concordo com a ação do bispo ter excomungado, pelo fato dela ser uma criança, e segundo a lei de Deus, ela não tem pecados. E discordo no ponto em que o bispo relata que o aborto no caso da criança é um pecado maior do que a ação do padrasto de ter engravidado uma criança de nove anos e ter abusado sexualmente dela por muito tempo. Esse acontecimento é mais um motivo para que as crianças que sofrem o abuso denunciem, e que as pessoas brasileiras possam parar e refletir sobre esses casos aterrorizantes...

    ResponderExcluir
  9. Congratulo a Revista Veja pelas informações contidas no artigo Especial “Silêncio Rasgado”, o conteúdo abrangido e principalmente os gráficos apresentados são de grande alerta a toda nação. Como ser humano é triste constatar o indecoro de parte da sociedade a qual pertencemos. Quanto ao arcebispo que se mostrou na entrevista tão preocupado em seguir os dogmas da Igreja Católica, careceria além disso ter apresentado a mesma inquietação com relação às pessoas, assim como quem ele deveria imita fez, por conhecer a qual queria ele decidir a vida. Não sou a favor dos abortos, no entanto, no caso desta menina de nove anos, seria um triplo homicídio. Sobre o abrangido na Carta ao Leitor "O drama e o dogma" concordo que é benéfico apresentamos um estado separado dos dogmas católicos. Lamento a mesma separação socialmente, não da Igreja Católica, mas da palavra de Deus, que se fosse conhecida, respeitada e exercida por todos, nunca veríamos tal execrável fato.

    Eideclara Correia dos Santos.

    ResponderExcluir
  10. Não sou a favor do aborto,mas sou contra o Arcebispo de Olinda e recife,D.José Cardoso sobrinho.Que excomungou as pessoas que praticaram o aborto na menina de 9 anos de idade estuprada pelo padastro.Ele ágil errado e na hora errada,se ele espera alguns dias e se pronucia não ia ter essa repercussão toda contra os dogmas da igreja católica.Que são bem claros contra o aborto,porque abortar é matar então os médicos usaram a idade da menina e seu corpo frágil para explicar o aborto acontecido.Mas isso não explica nada porque uma índia de 9 anos que tinha febre amarela e desnutrida também fico grávida e teve seu filho,os médicos nesta situação disseram que um feto pode ser retirado do ventre de sua mãe com 300 gramas.

    Temístocles dos Santos Ramos

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a atitude da mãe e dos médicos em aceitar o aborto, a gravidez prejudicaria a saúde da criança pois seu corpo ainda não estava em condições de ter um filho, sua idade não permitia que seu corpo estivesse totalmente formado.
    Condeno a atitude do Bispo José Cardoso Sobrinho, por ter excomungado todos que participaram do aborto da criança. Todos sabiam que se a menina levasse a gestação adiante colocaria sua vida e a do bebe em risco.
    A Igreja teria que repensar seus conceitos sobre as leis de Deus, pois quando a vida da mãe está em risco o aborto pode ser feito de forma legal. Será que se Deus estivesse na Terra ele iria deixar duas vidas serem perdidas só por que o aborto é proibido ?


    Pedro Henrique Sá

    ResponderExcluir
  12. Rebeca Santos de Jesus Oliveira13 de abril de 2009 às 19:08

    De acordo com o que podemos perceber nos textos o aborto é visto na Igreja Católica como uma prática de que não deve ser concedida independente da situação.O bispo cita um trecho da bíblia em que diz:”Deus quer que todos sejam salvos”ele se mostra contraditório em relação ao caso,pois a menina não tinha condições psicológicas e nem físicas de gerar dois filhos,ou seja,seria uma gravidez de alto risco onde muito provavelmente ela morreria.Ele se apega muito a quantidade pois seria mais vantajoso morrer a menina do que os dois bebes.

    ResponderExcluir
  13. Nadja Denalcazar Pereira Nascimento13 de abril de 2009 às 19:20

    Eu acho que a pedofilia um ato de insanidade de uma pessoa que tem algum trauma de infância. É o ato de o arcebispo excomungar os adultos envolvidos no aborto da menina de nove anos estuprada pelo padrasto e que engravidou de gêmeos uma falta de compaixão da parte dele e as leis da igreja católica muito contrárias as verdadeiras leis de Deus. Esse arcebispo se tivesse alguma filha nessa situação com certeza iria preferir conservar a integridade física e psicológica dela, e não iria querer que ela morresse por causa de um ato libidinoso de uma pessoa totalmente descontrolada. Esse arcebispo nem se preocupou com a garota, ele estava mais preocupado em cumprir as leis da Igreja católica, segundo eles as “leis de Deus”, ele nem sabia o nome da menina como é que ele pode querer mandar na sua vida a ponto de achar que pode decidir se ela deve ou não continuar a gerar frutos de uma violência, essa menina iria ficar traumatizada pelo resto da vida e não iria conseguir amar aquelas crianças, isso se ela e as crianças sobrevivessem que era muito difícil devido a estrutura física da menina.

    Nadja Denalcazar Pereira Nascimento

    ResponderExcluir
  14. Willian Silva Santos13 de abril de 2009 às 19:38

    As atitudes do padrasto com uma menina que nem sabia o que estava fazendo são tenebrosas. Concordo plenamente com as atitudes que sua mãe e os médicos agiram sobre a menina, pois, a criança não resistiria à gravidez por esses fatores: seu corpo não estaria desenvolvido, e poderia por em risco a sua própria vida. Comentando sobre a opinião da Igreja Católica, sinceramente acho que deveria sentar e analisar a proposta, pois, uma criança de nove anos com sua forma física não aguentaria uma gravidez de gêmeos. A forma com que o arcebispo usou as leis de Deus foi tida como apelação, pois, ele relata que a atitude da excomunhão dos médicos são maiores do que a do padrasto, isso é um absurdo.

    Willian Silva Santos

    ResponderExcluir
  15. Com base no ocorrido nos últimos dias, ou, seja a pedofilia fico horrorizada pois os casos mostrados deixa qualquer pessoa que tem coração e sentimento pedindo uma humanidade melhor.O caso mais falado que foi o da menina de 9 anos engravidada pelo padrasto e pra mais perplexidade de gêmeos deixa-nos com o coração em pedaços.Não tiro a razão nem da mãe muito menos dos médicos que participaram do aborto, afinal tanto ela como também as crianças corriam risco de vida..Para quem não sabe uma garota de 9 anos não tem o corpo preparado para uma gravidez normal quanto mais de gêmeos.Só para ter uma noção do fato ocorrido, ela nem sabia que estava grávida pensava que era verme, pois ela sentia enjôos.Quem a fez acreditar nisto foi a mãe para ela não criar outro trauma em sua vida, além de ter sido estuprada saber que estar grávida é muito choque para uma pessoa só,ainda mais uma criança.Também não fico contra o bispo que excomungou os participantes do aborto da garota menos a própria.Afinal ele está cumprindo as leis da igreja que defende a lei da vida, e da maneira que ele pensa foram mortos dois inocentes que não teve como se defender.Mas também não esquecendo ela é só uma criança e tem o direito de ter a sua infância.
    Jéssica Caroline Borges Fernandez

    ResponderExcluir
  16. O Arcebispo José Cardoso Sobrinho, melhor, a Igreja Católica excomungou médicos e envolvidos no aborto da menina de nove anos, por tirarem a vida de gêmeos. Essa comunidade Cristã disse que e pecado tirar a vida de pessoas e por isso excomungou os envolvidos, mas em nenhum momento pensou que se não tirassem a vida das crianças, morreriam as três “crianças”,pelo fato de que uma criança de nove anos não tem estrutura física e muito menos emocional para ter um filho que dirá dois filhos.E o arcebispo diz em conversa ao telefone que não se arrependeu de ter excomungado as pessoas envolvidas,ele diz que é o dever dele alertar as pessoas para que elas tenham medo das leis de Deus.
    A Igreja nesse momento só pensou nas suas leis ,regras, em nenhum momento pensou na menina que era quem mais precisava de ajuda no caso.Tal,não foi nada altruísta ,só pensou nas suas regras e mais nada.
    Caroline Pereira Teixeira.

    ResponderExcluir
  17. Jamilly Gomes de Carvalho13 de abril de 2009 às 20:28

    Bem, esse caso chocou todo Brasil, um homem covarde molestando a sua
    própria enteada de 9 anos de idade. Isso é uma calamidade! Ele merece
    morrer na cadeia. Quanto a criança, eu acho certo ela ter abortado.
    Pois estava colocando a sua vida e a dos bebês em risco. E convenhamos
    que uma criança não pode cuidar de outra criança; ainda mais sendo fruto
    de um estupro. Mesmo que ela pudesse ter os bebês, o que ela iria falar quando eles
    perguntassem sobre o seu pai?
    E sobre a atitude do bispo, eu sou totalmente contra. Ele pode estar seguindo as leis da igreja,
    mas até onde me convém, não se pode proibir alguém de entrar na igreja, mesmo cometendo
    os piores pecados.

    ResponderExcluir
  18. Entre os assuntos mais polemicos na sociedade esta o aborto, pois muitos por motivos morais ou religiosos desaprovam essa ato. O caso do bispo ele agiu como manda o codigo de direito canônico e esta sendo perseguido por isso. Porque na verdade todos estão falando que o bispo excomungou a menina e a mãe, mas na verdade ela perdeu a comunhão com a Igreja no exato momento que fez o aborto, o bispo só fez o que ja era ordenado a fazer. O que me desperta curiosidade é se não havia mesmo a condição de que ela gerasse a criança por mais uns meses e depois fizesse uma cesariana, e o bebe ficasse na imcubadora, o bebê ainda teria alguma chance de vida. Errado é tirar a vida de alguem que nem tem como de proteger.Pior do que a violência sexual é a morte de um inocente.

    ResponderExcluir
  19. O caso polemico da menina e nove anos grávida de gêmeos chocou o país, pois alem de sofrer violência sexual, pela estrutura frágil do seu corpo,a gravidez pos sua vida em risco e consequentemente a dos bebes levando sua família a decidir pelo aborto. Por esta decisão o Arcebispo local Jose Cardoso Sobrinho da Igreja Católica excomungou a família da garota e os médicos que fizeram à cirurgia de remoção dos fetos. A atitude da família foi correta em optar pelo aborto para salvar a vida da menina, já a ação do Arcebispo foi um absurdo, pois ele não levou em considerarão a vida da garota seus sentimentos e necessidade. Também o Arcebispo errou em não excomungar o autor do crime, o padrasto da garota, isso é uma grande injustiça.


    JOSIANE DANTAS

    ResponderExcluir
  20. Sou totalmente contra à opinião do Arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho,pois não tem sentido excomungar uma pessoa que esta tentando salvar a vida da sua própria filha,pois a gravidez da menina de 9 anos era uma gravidez de alto risco ,que,além de estar pondo em risco a vida dela estava também colocando em risco a vida das crianças(gêmeos),acho injusto o fato de as leis da igreja influenciarem o Arcebispo a excomungar os médicos e não excomungar também o padrasto(estuprador) sendo assim estaria colocando em risco a vida dos três.Será que a criança de 9 anos teria condições psicológicas de criar duas crianças fruto de uma estupro?Sou totalmente contra ao aborto mas dentre esses e outros casos de crianças estupradas e levadas a gravidez quem sou eu para julgar tal decisão.Acho que nesse caso as leis da igreja deveriam ser mudadas ou serem interpretadas de outra maneira.
    Jakueline Correia de Assis Santana

    ResponderExcluir
  21. Lúcio Ermeson Gomes santana14 de abril de 2009 às 14:32

    O aborto é um crime como está prescrito na lei, mas tem suas exceções, no caso da menina do Recife, a única solução cabível foi o aborto. A igreja não levou em conta o risco de morte que a menina corria com a sua gravidez, ela se preocupava mais em punir os envolvidos no fato, do que na mais prejudicada nessa história. No Brasil o índice de abuso sexual denunciado vem crescendo significativamente nos últimos anos, esse crescimento nos diz que as pessoas não podem confiar em mais ninguém.

    ResponderExcluir
  22. Camilla Lisboa Neves Oliveira14 de abril de 2009 às 17:42

    No meu ponto de vista concordo com os pais da garota de fazer o aborto, pois a pequena menina de 9 anos não teria condições físicas e nem psicológicas para ter essas crianças , o aborto pode ser criticado por toda sociedade, mas é entre esses casos que apoio o aborto, por que se a opinião do arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho já causou uma polêmica terrível, imagine se essa criança fosse obrigada a ter esses bebês causaria revoltas entre a sociedade e quem seria o responsável nessa história? A igreja? Acho que não. A igreja só iria se responsabilizar em orações, mas nesse caso só orações não iriam justificar a morte de três pessoas inocentes. Se essa criança deixasse essa gravidez vingar como ela iria reagir em relação aos seus filhós? Iria ser muito difícil em sua vida pois ela não teria como explicar para seus futuros filhos o que havia acontecido em sua infância e quem seria seu verdadeiro pai.
    Camilla Lisboa Neves Oliveira

    ResponderExcluir
  23. Por que não sermos realistas? Se não houvesse o aborto neste caso a criança poderia morrer. Porem, se o aborto fosse legalizado no Brasil ele teria grandes chances de se tornar banal e mesmo sem necessidade muitas mulheris abortariam. Então a lei esta correta em permitir o aborto só em casos extremos, como o risco de morte. Mas se a igreja católica for excomungar todas que abortarem e todos os aborteiros não serão poucos os impedidos de participar dos sagrados sacramentos da Igreja. A autoridade eclesiástica católica deveria analisar e rever suas tradições e costumes, pois se a igreja se opor a revolução e evolução humana ela pode perder muitos cristãos.
    Sara Raquel R. de Melo.

    ResponderExcluir
  24. carolinne mendes brito14 de abril de 2009 às 19:35

    A igreja católica entrou na questão resolveu excomungar todos os adultos que fizeram parte do aborto.Tudo bem que a igreja até condene o aborto por ser uma forma de interrupção da vida , mas existem casos e casos .Em se tratando do caso dessa menina o Acer bispo poderia ponderar as reais causas dessas pratica , pois não se tratava apenas da interrupção de uma gravidez e sim de uma garota de 9 anos espero que não apresentaria da a luz a gêmeos .
    A excomunhão foi uma decisão muito exagerada, pois os médicos não quiseram apenas realizar o aborto e sim pensaram no estado dessa menina que notoriamente não apresenta as mínimas condições de dar a luz a duas crianças .

    ResponderExcluir
  25. Não concordo,com a atitude do Arcebispo de Olinda e Recife, D. José Cardoso sobrinho com relação a sua decisão tomada sobre o caso do aborto ocorrido com uma garota de apenas 9 anos de idade que não tinha mínimas condições de ter relações sexuais,mas apesar disso foi molestada por seu padrasto por tanto tempo que seu corpo teve um amadurecimento precoce o que ocasionou uma gravidez de gêmeos. Que teve de ser interrompida através de um aborto que é contra os dogmas da igreja Católica por isso o Arcebispo “excomungou” envolvidos no caso não concordo com isso porque estaria pondo em risco a vida e saúde da garota.
    Luciano Souza Santos Junior

    ResponderExcluir
  26. Sou contra a atitude do arcebispo Dom Cardoso Sobrinho quando posto a excomunhão das pessoas envolvidas no aborto da menina que com apenas nove anos foi violentada pelo padrasto e consequentimente vítima de uma gravidez indevida. Sei que como um membro da igreja católica ele queira seguir as normas estabelecida segundo sua religião, mas nesse caso acho que deveria ser aberta uma exceção mediante a gravidade da situação, porque para o bispo ele estava preservando a vida, mas ele não deveria esquecer que desse modo ele estaria pondo em risco não só uma ou duas vidas mas sim três . No mundo de hoje a questão da violência sexual dentro de casa é algo muito comum de ser visto, e cada vez mais o índice de crianças violentadas dentro de suas próprias casas vem aumentando, isso é fato, e acho que essa atitude do bispo faz com esses indivíduos (estrupadores) que estão inclusos na nossa sociedade vendo que nada acontece a eles, acabam se sentindo “protegidos”, e com isso muitas crianças perdem sua infância muito mais cedo do que deveriam.

    ResponderExcluir
  27. Carolina Ferreira Matos14 de abril de 2009 às 22:17

    De inicio é importante ressaltar, que as entrevistas apresentadas pela Revista Veja foram de grande importância, a forma como foi apresentado o assunto principal (da menina engravidada) e os demais assuntos ligados ao mesmo, foram esclarecedores. Realmente os gráficos, entrevistas e opiniões dos profissionais sustentaram bem o assunto destacado, agradando a todos sem induzir, a se aceitar a opinião da revista.
    É difícil aceitar que vivemos numa sociedade em que os próprios pais, visto pelas crianças como alicerce seguro da família, seja na sua grande maioria os aliciadores.
    A lei brasileira permite o aborto em casos de estupros, ou quando o feto põe em risco a vida da mãe. Uma menina de apenas nove anos, e no peso que ela se encontrava, não teria condição alguma de sustentar uma gravidez, como a de gêmeos. Quanto ao arcebispo dom José Cardoso Sobrinho, ele deve sim seguir os dogmas da igreja. Mais partilhando o amor e interrese ao próximo, como missionário da palavra deveria preocupar-se inicialmente com a criança, que tinha tido a sua vida roubada. E que agora precisa sim de amor, carinho e atenção, para começar a viver sua infância.

    ResponderExcluir
  28. Maryana de Jesus Lopes15 de abril de 2009 às 08:30

    Não critiquem o bispo Dom José Cardoso Sobrinho, pois ele não excomungou ninguém, apenas mencionou o que está escrito no Código de Direito Canônico de que qualquer pessoa que comete o aborto, automaticamente é excomungado. Nos últimos anos o número de violência sexual cresceu pelo fato das pessoas não serem bem informadas do assunto, por não saberem identificar uma criança ou uma adolescente que sofre de violência sexual e por não saber identificar o agressor. Cresceu também pelo uso inadequado da internet, por crianças e adolescentes acessarem sites e comunidades criadas pelos agressores. O estupro é um crime, mas o aborto é um crime muito maior pelo fato de tirar a vida de um inocente, é o que está escrito por lei para a Igreja católica, ou seja, para os católicos.

    Maryana de Jesus Lopes

    ResponderExcluir
  29. Lívia de Magalhões15 de abril de 2009 às 08:31

    Eu concordo com o aborto no caso da menina de nove anos até porque os médicos estavam amparados pela lei que diz que o aborto neste caso é legal. Mas a Igreja especificamente Dom José Cardoso sobrinho da paróquia do recife excomungou os médicos e a família. Ele sequer sabia o nome da menina e ele não sabia que a menina corria risco de vida, mas ele estando errado e causando essa polêmica estaria cumprindo com o seu dever diante da igreja. Não foi motivo para excomunhão por que os médicos só estavam cumprindo o dever da sua profissão e, além disso, a lei estava cobrindo o ato errado, mas que deixa de ser errada nessa situação.

    Lívia de Magalhões

    ResponderExcluir
  30. Professora Marta eu lhe faço um pedido, que aceite os trabalhos de Lívia e Maryana, que só foram postados agora porque a minha internet caiu e eu não tive como fazer mais cedo, elas me pediram para postar porque não tinham com faze-lo. sei o objetivo dos vossos prazos, mas foi por causa do citado incidente que não consegui fazer mais cedo.

    ResponderExcluir
  31. Quanto à crença religiosa dos envolvidos, ser partícipe de qualquer organização ou organismo implica em privilégios e responsabilidades, e considerando que a Igreja Católica tem posição clara de condenação ao aborto, todo católico ao se envolver em práticas abortivas rompe unilateralmente com a Igreja, a excomunhão é uma reação em resposta ao ato cometido. A criança de 9 anos foi vítima de uma monstruosidade, quando durante 3 anos, era abusada sexualmente pelo padrasto, é um absurdo isso ainda acontecer em pleno século XXI, o que me choca também é o fato de a mãe da menina nunca ter percebido nada, será que o padrasto era tão perfeito assim?! Eu concordo com o aborto, nesse caso, pois a menina sofria risco de morte ou de alguma seqüela. Como cristã e católica, lamento que um bispo católico tenha comportamento conservador como este. Acho que, neste aspecto, a medicina está mais correta que os dogmas da Igreja Católica.

    Mariana Oliveira Souza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de gírias do “baianês” pode atrapalhar na entrevista de emprego

O pior tipo de violência contra as mulheres no Brasil: estupro